Sejam Bem Vindos

Amigos,
10º período chegando!É difícil acreditar, mas estamos chegando ao fim de uma jornada. Nem parece, mas 5 anos se passaram. Ficamos nos perguntando o que será de agora por diante? Surgiu-me a ideia de criar o blog para manter-mos o contato entre os colegas, dar dicas, etc, para que o contato não se perca! Para alguns o Diploma será um degrau importante para a vida, para outros somente um papel. O que importa é que nesses 5 anos de convivência criamos laços de amizade, companheirismo, ajuda, respeito e amor incondicional, os quais carregaremos pelo resto de nossas vidas. Dicas de estudo, concursos, etc.

sábado, 14 de agosto de 2010

Preparação para o Exame de Ordem

Galera,

Diponibilzo uma informação muito interessante do autor Renato Saraiva. Devemos considerar a recente mudança do CESPE para a FGV.

"NOTA DO AUTOR À 5ª EDIÇÃO

Prezados Alunos,

Considerando a recente edição do Provimento 136/2009 (do Conselho Federal da OAB), venho observando que muitos alunos estão preocupados com o novo formato do exame da OAB.
Todavia, não há razão para desespero.
Em relação à primeira fase, a alteração de conteúdo (com a inclusão da disciplina Direitos Humanos) somente será cobrada a partir do Exame de Ordem 2010.3.
Quanto à segunda fase, a grande novidade (que tem tirado o sono dos examinandos) é que o aluno não mais poderá levar para a prova livros de doutrinas ou obras contendo repertórios de jurisprudências, materiais estes que sempre ajudavam o candidato na solução das questões discursivas.
Neste contexto, entendo que o candidato terá que estudar um pouco mais a doutrina (DIREITO MATERIAL E PROCESSUAL DO TRABALHO), destacando, principalemente, os assuntos que envolvam Súmulas e Orientações Jurisprudenciais.
Ademais, entendo que não haverá restrições quanto ao uso de Vade Mecum e CLT que contenham em seu bojo, Súmulas e Orientações Jurisprudenciais. Logo, é importante que você treine muitas questões subjetivas e aprenda a manusear o índice remissivo da CLT (geral e das Súmulas e OJs).
No que atine ao formato da prova da segunda fase, creio que não haverá qualquer modificação na elaboração das questões discursivas. A banca examinadora do CESPE geralmente gosta de questões problemas que envolvam o conhecimento de Súmulas e Orientações Jurisprudenciais. E isto, acredito, não mudará.
Já em relação à peça prático-profissional,ficou bem claro na última prova que qualquer prova poderá ser cobrada. Portanto, além das peças tradicionais (reclamação trabalhista, contestação e recurso ordinário), atenção para o inquérito para apuração de falta grave, mandado de segurança, ação rescisória, habeas corpus, recurso de revista, embargos à execução etc.
Agora, nada de desespero. Voçê é capaz. Basta estudar e ter uma orientação adequada para alcançar o sucesso.
Um grande abraço e bons estudos.
Renato Saraiva"
Nota do autor constando na 5ª edição do livro "Como se preparar para 2ª fase- trabalho Exame de Ordem",Editora Método.

Nenhum comentário:

Postar um comentário