Toda pessoa nasce com uma inclinação ou dom para desenvolver certa atividade.
Ninguém, com efeito, é capaz de crescer profissionalmente se não tiver o propósito de auto-afirmação.
Comumente ouvimos dizer: ninguém é médico, advogado, professor etc,. sem se aprofundar no estudo da ciência médica, nos meandros do Direito, ou da Didática. Sim, porque não basta ser formado. E se não gosta daquilo que faz, jamais será um profissional de notória competência.
O professoe só será o verdadeiro mestre se tiver o dom da Didática. E se não o tem, precisa estudá-la e se amoldar às suas diretrizes.
O professor que nunca estudou as regras básicas da Didática, ou não tem gosto por tudo aquilo que faz, pode ser tudo, menos mestre.
Ele é realmente um lente não pelo número de alunos que reprova,mas por tudo aquilo que transmite com objetividade e clareza.
O bom mestre nunca é aquele que não reprova, ou que desaprova muito,mas sim, aquele que ensina o que sabe e os alunos aprendem o que ele diz.
Na aula, o professor não deve falar difícil a ponto de os discentes não entenderem o que diz. Como a turma é quase sempre heterogênea,isto é, alguns dotados de maior capacidade de compreensão, outros não, o linguajar deve ser o mais simples possível, a fim de que a aula seja para todos. Não é de boa didática o professor transformar a aula em sermãocontínuo. Aqui, acolá,é de suma importância parar e procurar tirar as dúvidas daqueles alunos que, pela fisionomia, demonstram certa indecisão.
No curso superior, deve transformar sua aula em expositiva e de debates. Esta, entre os alunos, formados em grupos distintos sob a sua supervisão, e só intervindo para esclarecer pontos controvertidos.
A provahá de ser elaborada dentro daquilo que foi dado em aula, e desde que faça parte da programação. Além do mais, não é justo fazer quesitos com propósito de reprovar o maior número de alunos.
É bom não esquecer que a finalidade da prova é testificar o grau de aprendizagem dos examinandos acerca daquilo que foi transmitido.
Pré-questionamento com artifício destinado a tumultuar a mente de quem se acha sendo examinado, a ponto de acabar por confundi-lo, pode ser prova, não de conhecimento, mas sim do propósito de reprovar. Postura esta censurável sob todos os aspectos.
Finalmente, o verdadeiro professor há de se preocupar tão-somente em transmitir aos alunos os conhecimentos necessários. Se reprova até um terço de toda a classe a falha é dos discentes. Acima disto, é sua. Ou seja, é do docente, que ao reprovar termina por ser reprovado."
Amorim, Edgar Carlos de - Direito Internacional Privado, - Rio de Janeiro, Forense, 2009.
Ideia criada no início do curso de Direito da SUESC - FBCJ,segundo semestre de 2006. Reunindo colegas e amigos, sempre comemorando e bebemorando! Não importando se alguém estava na lona, o Sindicato bancava. Eternos churrascos a preços módicos! Memoráveis sopas de ervilha! Esse é o espírito do SUDES: comemoração à vida!
Sejam Bem Vindos
Amigos,
10º período chegando!É difícil acreditar, mas estamos chegando ao fim de uma jornada. Nem parece, mas 5 anos se passaram. Ficamos nos perguntando o que será de agora por diante? Surgiu-me a ideia de criar o blog para manter-mos o contato entre os colegas, dar dicas, etc, para que o contato não se perca! Para alguns o Diploma será um degrau importante para a vida, para outros somente um papel. O que importa é que nesses 5 anos de convivência criamos laços de amizade, companheirismo, ajuda, respeito e amor incondicional, os quais carregaremos pelo resto de nossas vidas. Dicas de estudo, concursos, etc.
10º período chegando!É difícil acreditar, mas estamos chegando ao fim de uma jornada. Nem parece, mas 5 anos se passaram. Ficamos nos perguntando o que será de agora por diante? Surgiu-me a ideia de criar o blog para manter-mos o contato entre os colegas, dar dicas, etc, para que o contato não se perca! Para alguns o Diploma será um degrau importante para a vida, para outros somente um papel. O que importa é que nesses 5 anos de convivência criamos laços de amizade, companheirismo, ajuda, respeito e amor incondicional, os quais carregaremos pelo resto de nossas vidas. Dicas de estudo, concursos, etc.
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