Sejam Bem Vindos

Amigos,
10º período chegando!É difícil acreditar, mas estamos chegando ao fim de uma jornada. Nem parece, mas 5 anos se passaram. Ficamos nos perguntando o que será de agora por diante? Surgiu-me a ideia de criar o blog para manter-mos o contato entre os colegas, dar dicas, etc, para que o contato não se perca! Para alguns o Diploma será um degrau importante para a vida, para outros somente um papel. O que importa é que nesses 5 anos de convivência criamos laços de amizade, companheirismo, ajuda, respeito e amor incondicional, os quais carregaremos pelo resto de nossas vidas. Dicas de estudo, concursos, etc.

sábado, 14 de agosto de 2010

A POSTURA DO ALUNO

"O aluno deve em primeiro lugar alimentar-se bem para que tenha seu cérebro em excelente funcionamento, captando assim tudo aquilo que lhe é transmitido pelo professor.
Não precisa ser rico para ter os meios suficientes aos suprimentos alimentícios, pois o corpo humano exige uma alimentação pela manhã à base de ovos, leite, pão e chocolate. E isto está ao alcance até de pessoas de baixo salário.
Deve, por outro lado, procurar-se despir dos problemas porcentura existentes no meio familiar.
É, igualmente de fundamental importância, que tenha singular respeito ao professor, e, em aula, ponha-se silente, dedicando especial atenção aos ensinamentos ministrados.
Não deve, além do mais, interrompê-lo no hora da explanação da aula.
Se alguma dúvida lhe sobrevier, anotará para ser tirada no horário reservado peçp próprio expositor.
Não é ético o aluno levar perguntas para aula copiadas dos livros, para pôr o mestre em apuros perante a classe. Em assim procedente, revela falta de modéstia, e sinal de que seu propósito não é aprender, e sim tumultuar o ambiente de sala de aula.
Na realidade, cada aluno deve procurar adaptar-se a um método de aprendizagem. O mais prático e proveitoso é de ler todas as páginas de um livro, abordando o ponto ensinado. Extrair deste o essencial e passar a analisá-lo com sentido crítico até compreender a razão de ser do conhecimento perquirido; sim, porque tudo tem causa. Se possível, recorrer, quando da realização da mesma busca, a outros autores. No caso de encontrar divergência, fazer a comparação de ambos, tirando no final a sua conclusão. Se isto não for possível, deve pedir explicação ao professor, mas de preferência em horário em que estiver disponível.
Muitos alunos têm por hábito estudar em grupo. Esta modalidade de aprendizagem deve ser restrita no máximo a três pessoas. Acima daí, traz confusão pelo excesso de conversa, e até mesmo de discussão.
Não é de bom alvitre que namorados se reúnam para tal fim, porquanto se a hora é de estudar, é só de estudar mesmo.
Ressaltamos, no entanto, que é preferível cada aluno se acostumar, por si só, a aprender aquilo que foi dado em aula. Isto porque, concluído o curso, não dispõe mais de companheiros para dar continuidade àquela jornada de estudos. Sim, porque a vida é uma eterna sala de aula. Daí o motivo pelo qual cada um deles deve se dedicar, pelo menos, uma hora por dia a pesquisa na área da profissão que abraçou, salvo aos sábados, domingos, dias santos e feriados.
Finalmente, todos nós temos um dom que é dado por Deus. A profissão escolhida pelo aluno não deve ser a mais rendosa, e sim aquela que o seu gosto mais lhe despertar a atenção. Isto porque é deste mesmo predicado que nasce o talento, e, consequentemente, o sucesso na vida."

FONTE
Amorim, Edgar Carlos de
Direito Internacional Privado -Rio de Janeiro: Forense, 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário