Sejam Bem Vindos

Amigos,
10º período chegando!É difícil acreditar, mas estamos chegando ao fim de uma jornada. Nem parece, mas 5 anos se passaram. Ficamos nos perguntando o que será de agora por diante? Surgiu-me a ideia de criar o blog para manter-mos o contato entre os colegas, dar dicas, etc, para que o contato não se perca! Para alguns o Diploma será um degrau importante para a vida, para outros somente um papel. O que importa é que nesses 5 anos de convivência criamos laços de amizade, companheirismo, ajuda, respeito e amor incondicional, os quais carregaremos pelo resto de nossas vidas. Dicas de estudo, concursos, etc.

domingo, 25 de julho de 2010

Compreensão e Interpretação de Textos

Compreensão / Intelecção de Textos
Os testes exigem do candidato uma postura voltada para o que realmente está escrito no texto. Os comandos enunciam-se assim: O texto sugere...; O texto diz...; segundo o texto..., é correto ou incorreto...; em conformidade com as ideias do texto...

Interpretação de Textos:

Os testes querem saber o que o candidato conclui sobre o que está escrito. Os comandos enunciam-se assim: Da leitura do texto, infere-se que... O texto permite deduzir que...; com base no texto pode-se concluir que: Qual a intenção do narrador, quando afirma que...

ROTEIRO PARA COMPREENSÃO OU INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

1 - Leia o texto pelo menos por duas vezes. Na primeira, para ter uma visão geral dele; na segunda, destacando suas ideias principais;
2 - Leia duas vezes cada alternativa para descartar as absurdas e que nada têm a ver com o texto;
3 - Observe o comando do enunciado da questão, se for de compreensão,entendimento ou intelecção, localize a resposta no texto; se for de interpretação, interprete o que o autor quis dizer, nunca o que você pensa sobre o texto.
4- Atenção especial às palavras opção correta, opção incorreta, exceto, não, sempre, respectivamente, é obrigatório, é necessário, deve, pode, inclusive.
5 -Tome cuidado com os vocábulos relatores - aqueles que remetem a outros vocábulos do texto: pronomes relativos, pronomes pessoais, pronomes demonstrativos, etc.
6 - Se duas alternativas parecerem corretas, busque a mais completa.
7 - Se o enunciado solicitar a ideia principalou tema, geralmente situa-se na introdução do texto (primeiro parágrafo) ou na conclusão (último parágrafo;
8 - Evite os seguintes tipos de erros: a) extraploação -acrescentar ideias que não estão no texto; b) redução - dar atenção a alguns trechos do texto, não o analisando como um todo; c) contradição - concluir contrariamente ao texto; omitir passagens importantes para fugir do sentido original.
9 - Questões importantes envolvendo sinônimos são muito frequentes em concursos. A melhor maneira de ampliar o vocabulário é recorrer a um bom dicionário sempre que estiver diante de uma palavra que não conheça o significado; contudo, procure utilizá-la, sempre que possível, para não esquecê-la.

FONTE: "MANUAL DE ESTUDO - TÉCNICO ADMINISTRATIVO MPU" www.terla.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário